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Ano XVIII - Bagé/RS
terça-feira , 25 de abril de 2017
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| Máquinas e Motores
por: Cláudio Falcão
 
[17h:55min] 19/09/2013 - Máquinas & Motores
Líder em design - New Fiesta Sedan
O Brasil e a América do Sul estão entre os maiores mercados do mundo e a Ford tem forte presença nestes países, onde predominam os veículos compactos.
 
Francisco de Assis
Sedan recheado de tecnologia
 

O Brasil e a América do Sul estão entre os maiores mercados do mundo e a Ford tem forte presença nestes países, onde predominam os veículos compactos. O New Fiesta Sedan é um veículo líder em design, segurança e tecnologia em seu segmento no País", assim se referiu ao Fiesta Sedan, Steven Armstrong, presidente da Ford Brasil, no Salão do Automóvel. Mas a Ford não quer classificar o sedã em um carro de vendas fabulosas. Pelo menos foi o que deixou claro Oswaldo Ramos, gerente de marketing da Ford. Durante o lançamento ele afirmou que: "O New Fiesta Sedan não é um carro para brigar com Cobalt ou esses outros carros pelados de alto volume de vendas. Ele é um sedã de nicho recheado de tecnologia". Em Bagé, por enquanto só tem dois. Um rodando com seu feliz proprietário e outro na Superauto, a distribuidora Ford em Bagé, localizada na avenida santa Tecla.

Requinte na devida proporção
Chegou em Bagé a nova versão do New Fiesta Sedan. Cleber Brum, vendedor externo da superauto avisa que a loja ainda conta com uma unidade que poderá matar a curiosidade dos bajeenses apaixonados por carros. O novo modelo adotou a dianteira com a grade diferenciada e recebeu motor 1.6 com comando variável e câmbio Powershift. O veículo continua a ser importado do México e acabamento e recheio são caprichados. A Ford diz que se trata de um “mini-Fusion”, mas, na verdade, a versão atualizada do New Fiesta Sedan, com a nova identidade da marca, traz apenas algumas semelhanças com o sedã grande. A maior novidade é a traseira com as novas lanternas de desenho horizontal e o para-choque com mais detalhes de harmonização.
A frente é a mesma do hatch, com grade trapezoidal pronunciada, novo para-choque e faróis mais espichados com refletores laranjas nas extremidades – exigência do mercado norte-americano para onde o modelo também será exportado. Esta repaginada fez o Sedan perder os LEDs no para-choque dianteiro, oferecidos na versão top de linha anterior. Mesmo assim, ao vivo, o visual agrada bastante. Por dentro, algumas novidades são herdadas do hatch, mas o refinamento é maior no sedan. Para começar, o painel é forrado com material emborrachado macio ao toque (no hatch é texturizado e rígido) e o desenho permanece o mesmo do anterior, com um porta-objeto para o passageiro, porta-luvas mais baixo e console central mais elaborado, com acabamento em black piano em torno da alavanca do câmbio na versão Titanium. O quadro de instrumentos também é novo e agora traz a iluminação em tom azul, assim como o sistema Sync com funções e comandos de voz em português. O acabamento geral é minucioso, com arestas bem aparadas e encaixes bem feitos. O banco do motorista dispõe de regulagem de altura, enquanto o volante traz ajustes de altura e profundidade. Outro item de destaque é a chave MyKey. Com ela é possível limitar diversas configurações do carro, como velocidade máxima, volume máximo do som, avisos sonoros e impedir a desativação de sistemas de assistência ativa (como airbag do passageiro ou controle de estabilidade). É uma opção interessante para limitar o uso ao “liberar” o carro para um filho ou deixar na mão do manobrista. O New Fiesta sempre ofereceu uma excelente ergonomia e dirigibilidade. Tudo isso está mantido, e melhorado, na linha 2014 do sedã. Para começar, sair de um aclive não é mais problema, pois o carro vem equipado de série com o assistente de partida em rampa. Outra novidade está debaixo do capô: o renovado motor 1.6 16V TiVCT, feito de alumínio e com duplo comando de válvulas variável, que desenvolve 130/125 cv com etanol e gasolina. Também vale destacar o sistema de partida a frio “Ford Easy-Start” que dispensa o “tanquinho” extra de gasolina e avisa no painel quando o carro está “pronto” para ser ligado em dias mais frios. O nível de ruído interno é baixo em rotações medianas, enquanto a direção com assistência elétrica agrada bastante em baixas velocidades, o que torna mais fácil fazer manobras. Com o aumento gradual de velocidade, o peso da direção aumenta e fica próximo ao de uma com assistência hidráulica. Entrando mais forte em curvas acentuadas, apesar de uma ligeira inclinação da carroceria, o New Fiesta Sedan transmite segurança, com a sensação de “carro na mão”.
Apesar da boa potência, foi necessário reduzir bem para enfrentar a serras com três pessoas a bordo – sinal de que o torque em baixa poderia ser melhor. Em diversas situações, foi necessário elevar o giro do motor para ganhar velocidade e acompanhar o fluxo da subida para Campos do Jordão. Em uma avaliação feita em rodovias de SP, com topografia de serra, o computador de bordo indicou média de consumo de 12 km/litro com gasolina. Falando em consumo, a Ford destaca que o New Fiesta Sedan é o único automático da categoria com o selo A de eficiência do INMETRO/CONPET. A versão PowerShift faz 7,9 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, roda 9,9 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina. Na versão manual, o consumo é de 8,0 km/l com etanol e 11,2 km/l com gasolina na cidade, e de 9,7 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina na estrada.
Feito no México para atender também os Estados Unidos, o Sedan não sofreu a chamada “tropicalização” de acabamento. Assim, ele ostenta com orgulho a tecnologia embarcada.
Como o Fiesta chega ao mercado?

O modelo SE, de entrada, vem equipado com direção elétrica, vidros elétricos, controle de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital e sistema SYNC
O modelo topo de linha Titanium traz os mesmos itens da opção de entrada além de 7 airbags, bancos e volante em couro, rodas de liga leve de 16 polegadas, controle automático de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor interno eletrocrômico e pacote de acabamento Titanium (painel central em "black piano" e grade dianteira cromada).
Com um entre-eixos bem curto (2,48 m), o Fiesta tem um porta-malas com capacidade para 465 litros. Com um peso bruto de 1.226 kg, o sedã só é comercializado com o motor Sigma 1.6 16V TiVCT, produzido em alumínio, que desenvolve até 130 cv.

Ficha técnica:
Modelo NEW FIESTA SEDAN 1.6 TITANIUM AT
Motor 1.6L TiVCT E100 - DPS6
Potência 125,4 cv a 6500rpm (Gasolina)
Potência 129,8 cv a 6500rpm (Etanol)
Torque 150,8N.m a 4250rpm (Gasolina)
Torque 157,1N.m a 5000rpm (Etanol)
Transmissão Automatizada Powershift
Peso em ordem de marcha 1226 kg (1,226 t)
Capacidade de carga 379 kg (0,379 t)
Peso bruto total 1605 kg (1,605 t)
Entre-eixos 2489 mm
Comprimento 4406 mm
Largura com espelhos 1977 mm
Largura/espelhos dobrados 1818 mm
Largura/sem espelhos 1722 mm
Altura 1475 mm
Pneus 195/55 R15; 195/50 R16; 185/60 R15
Rodas 6,0x15" ou 6,5x16"
Tanque 51.9 litros
Porta-malas 465 litros
Velocidade máxima 190 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h 12s (Etanol)
 
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