DIVULGAÇÃO |
 |
Produtores solicitaram apoio para o desenvolvimento do setor |
 |
|
|
Na pauta do encontro, a implantação da Casa do Mel, uma jornada de apicultura e o pedido de um curso de tecnólogo na área, que poderá ser implantado no Instituto Federal Sul –Rio-Grandense. O coordenador da Câmara Setorial de Apicultura, Heráclides dos Santos também participou da reunião.
O encontro foi proporcionado pela vereadora Cláudia Sousa que havia solicitado ao prefeito um local para a implantação do projeto da Cooperativa Apícola do Pampa Gaúcho (Cooapampa) com sede em São Gabriel e Secretaria da Agricultura Pecuária e Agronegócio (Seapa) para construção de 13 Casas de Mel no Estado. Cláudia comenta que o prefeito havia sugerido a construção no horto municipal e os produtores preferiram outra área.
De acordo com o presidente da ABA, Cláudio Schievelbein, na questão da área para a construção Casa do Mel, a Associação sugeriu que fosse construída no IFSul ou na Unipampa, onde, também, possa ser articulado junto ao Ministério de Educação e Cultura (MEC) a possibilidade de um curso específico junto ao local. Além dessa demanda, a diretoria pediu apoio para promover uma jornada de apicultura, que deve acontecer entre março e abril de 2014.
Schievelbein apresentou ao prefeito os números da produção na região. Ele disse que desde 2004, quando o Brasil começou a exportar mel, houve um aumento significativo do número de produtores e por existir um mercado seguro, hoje Bagé e Santana do Livramento são responsáveis por 60% de toda a produção de mel que é exportado no Brasil.
O prefeito destacou que a ideia de qualificação do setor é de extrema importância e se comprometeu em dar apoio aos projetos. “Poderemos trabalhar juntos na aproximação com o governo federal no sentido de buscarmos a criação de um curso específico na área, através do IFSul ou Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que foram instalados , justamente para colaborar no desenvolvimento da região” ,afirmou.
|